RECONHECER: conhecer novamente, compreender, observar, considerar legítimo, revelar sensibilidade com, admitir, demonstrar gratidão por, etc.

 

O Projeto re-Conhecendo o Brasil nasceu do desejo de dois brasileiros, Carolina Menna e Gustavo Lendimuth, de vivenciar de corpo e alma o próprio país.  Acreditamos que é dessa maneira – ‘mediados pelo mundo-Brasil’ e pela COM-vivência com os outros – que nos RE-formaremos melhores educadores. Essa vivência terá duração inicial de aproximadamente 3 meses e meio. Pretendemos voltar para São Paulo, de preferência, pelo Centro-Oeste brasileiro, utilizando barcos e, quando possível, caronas como nosso meio de transporte.

Os principais objetivos/propósitos/intuitos do Projeto re-Conhecendo o Brasil são:

  • re-conhecer iniciativas inspiradoras em educação;
  • re-conhecer os nossos irmãos brasileiros;
  • re-conhecer a solidariedade e generosidade das pessoas que nos receberão, acolherão, darão carona e que acreditarão neste projeto;
  • COM-partilhar nossos registros e reflexões dos re-Conhecimentos vivenciados;
  • re-conhecer pra nos re-formularmos.

 Onde essas vivências acontecerão?

As cidades não foram rigidamente definidas, pelo contrário, confiamos que com o decorrer/andamento do projeto, os locais e iniciativas surgirão. Apenas sabíamos que chegaríamos a Manaus, e por isso, já tínhamos encontros pré-agendados. No entanto, por meio de um post na rede social em que anunciávamos o começo de nossa jornada, alguns contatos e várias indicações surgiram, foi lindo! Ou seja, com apenas 10 dias do início do Projeto re-Conhecendo o Brasil temos uma visita à segunda iniciativa agendada. Além disso, pensando na solidariedade, uma pessoa nos deu uma carona, pois nos ouviu pedindo informações para chegar em um bairro em Manaus e disse: “Eu levo vocês lá!”. No momento, estamos em Novo Airão, uma cidade às margens do Rio Negro, realizando uma troca-economia solidária. Estamos ficando em uma pousada muito bacana e com uma vista de tirar o fôlego, e em troca o Gu está melhorando o site deles. Vale mencionar que o dono desta pousada nos apresentou a um dos fundadores de uma iniciativa educacional super inspiradora, será esta que visitaremos. E assim seguiremos, confiando que o caminho será desenhado conforme o projeto acontece e de acordo com nossa escuta atenta. Confiaremos na abundância e na generosidade do universo, ao mesmo tempo em que re-Conheceremos nosso próprio país. A nossa ideia é voltar para São Paulo passando pelo Centro-Oeste brasileiro. A partir de Belém, temos o intuito de nos locomover por meio de caronas. Sim, caronas!

Como estamos financiando esse projeto?

            Com os nossos FGTSs das contas inativas, economizando muito, e contando com a generosidade e solidariedade das pessoas e do Universo.

Como você pode nos ajudar?

Falando de nós e do nosso projeto para familiares, amigos e/ou conhecidos que possam nos receber em suas casas. Temos barraca, rede e colchonete! Você também pode sugerir projetos para nós visitarmos e, se conhecer alguém em uma iniciativa inspiradora, pode ser a ponte! Se acredita que pode nos ajudar de outra maneira, nos escreva! Gratidão pelo seu interesse em ler sobre o Projeto re-Conhecendo o Brasil.